sábado, 14 de dezembro de 2013

Ubuntu Touch Phone


Acesse Agora: www.ubuntu.com/phone





Ubuntu Touch consegue parceria com grande fabricante



A Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, afirma que conseguiu parceria com uma grande fabricante de smartphones. Ela não diz quem é, mas promete que, em 2014, teremos aparelhos high-end equipados com o sistema operacional móvel Ubuntu Touch.
A novidade foi anunciada por Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, na conferência LeWeb, em Paris. O empresário disse à Cnet que ainda está em negociações com outros fabricantes para lançar mais smartphones como Ubuntu Touch.
O Ubuntu é um sistema operacional construído com base em Linux. Por isso ele é open-source, como o Android, e oferece uma perspectiva interessante a desenvolvedores.
O sistema concorrerá não só com os já estabelecidos iOS, Android e Windows Phone, como também com novos sistemas, como o Tizen, da Samsung; Firefox OS, da Mozilla; o Sailfish OS, da Jolla; e outros.


Origem Olhar Digital: olhardigital.uol.com.br/noticia/39308/39308








Acesse Agora: www.ubuntu.com/phone












Distrowatch

Acesse Agora: distrowatch.com


Distrowatch


DistroWatch é um site da internet mantido por Ladislav Bodnar e activo desde 2001. Trata-se de um observatório
das distribuições linux e BSD. O sítio informa sobre novas distribuições, actualizações, lançamentos e outras
notícias. Também edita semanalmente uma coluna de opinião e notícias do mundo do software livre e, além disto,
possui um "ranking de visitas" que avalia a quantidade de acessos aos links das distribuições disponíveis no site.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre: pt.wikipedia.org/wiki/Distrowatch

                                                                       Acesse Agora: distrowatch.com


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

VirtualBox

Acesse Agora: www.virtualbox.org

VirtualBox


Virtualizador que permite a criação de máquinas virtuais de diferentes sistemas operacionais para testar diversos programas.

VirtualBox é um programa de máquina virtual, tecnologia que simula um computador dentro de outro. Com ele é possível utilizar um sistema Linux dentro de um sistema Windows, com praticamente todos os recursos originais.

Máquinas virtuais

São muito utilizadas para testar sistemas operacionais ou programas sem alterar as configurações do sistema em uso, algumas empresas, por exemplo, mantém sistemas em máquinas virtuais quando os computadores são atualizados e não são mais compatíveis com os programas usados anteriormente.
A tecnologia ganhou um forte impulso nos últimos anos com softwares como o Parallels Desktop que permite rodar o Windows e seus programas no Mac OS X. Além disso, programas como o Microsoft Virtual PC 2007 da Microsoft e VMware Player passaram a ser distribuídos gratuitamente.

VirtualBox

VirtualBox é desenvolvido pela Sun Microsystems com parte de seu código fonte aberto e está disponível para download grátis. Com ele é possível manter diversos sistemas dentro do seu computador. Basta copiar um arquivo VDI na internet, alguns desses arquivos podem ser copiados gratuitamente com sistemas Linux já configurados. Infelizmente a maioria dos arquivos só pode ser copiada por meio do sistema BitTorrent ou são pagos.
A opção mais tradicional é instalar o seu próprio sistema operacional, o programa faz umas perguntas iniciais como qual o tipo de sistema será instalado, quanto espaço em disco e na memória será separado e mais. É possível também usar um arquivo de imagem de disco ISO ou o próprio drive de CD/DVD para instalar o sistema operacional.
Após a instalação, o programa oferece recursos interessantes como a integração do sistema virtual com o sistema real, em alguns casos, até trabalhar com janelas de programas de um sistema no outro.
Em testes, o programa foi capaz inclusive de rodar a versão de testes do Windows 7, o desempenho inclusive ficou acima do esperado, especialmente após a instalação do pacote de compatibilidade.
Acesse Agora: www.virtualbox.org


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

VLC

Acesse Agora: www.videolan.org/vlc

            VLC media player

O VLC é um reprodutor multimídia livre para múltiplas plataformas e um arcabouço que reproduz a maioria dos arquivos multimídia, como DVD, CD de Áudio e vários protocolos de fluxo.

Características

Reprodutor de mídias simples, rápido e poderoso. 

Reproduz tudo: Arquivos, Discos, Câmeras, Dispositivos e Fluxos. 

Reproduz a maioria dos codificadores sem precisar de pacotes de codificadores:
MPEG-2, DivX, H.264, MKV, WebM, WMV, MP3... 

Executa em todas as plataformas: Windows, Linux, Mac OS X, Unix... 

Totalmente Grátis, sem spywares, sem propagandas e sem rastreamento de usuário. 

Pode converter mídia e criar fluxos. 


Acesse Agora: www.videolan.org/vlc





Chromium



Acesse Agora: www.chromium.org

Navegador Chromium

Chromium é um projeto de navegador de código fonte aberto que tem como objetivo construir uma forma mais segura, rápida e estável para que todos os usuários de Internet aproveitem a web.
Chromium serve como base para o Google Chrome, que é o Chromium com uma marca diferente (nome e logo) com poucas adições tais como uso de rastreamento e um sistema de auto atualização.
Acesse Agora: www.chromium.org

Google Chrome

Google Chrome é o um navegador desenvolvido pelo Google e compilado com base em componentes de código 
aberto como motor de renderização o WebKit, da Apple Inc. e sua estrutura de desenvolvimento de aplicações (Framework). Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome ja era o terceiro browser mais usado do mundo , atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox. Em outubro de 2010, cerca de 8,50% dos usuários de Internet do mundo mantiveram o Google Chrome como seu browser principal. Ainda em outubro de 2010, o navegador passou a ter uma participação no mercado de 8,47%. Está disponível gratuitamente sob condições de serviço específicas. O nome do navegador deriva do término usado para o marco da interface gráfica do usuário ("chrome").

Em 2 de setembro de 2008 saiu a primeira versão ao mercado, sendo esta uma versão beta. Finalmente, em 11 de dezembro de 2008 foi lançada uma versão estável ao público em geral. O navegador está disponível em mais de 51 idiomas para as plataformas WindowsMac OS XAndroid,UbuntuDebianFedora e OpenSuSE.
Atualmente, o Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, com 39,15% dos usuários contra 29,71% do Internet Explorer e 20,06% do Mozilla Firefox, segundo a StatCounter. Além de desenvolver o Google Chrome, o Google ainda patrocina o Mozilla Firefox, um navegador que é desenvolvido pela Fundação Mozilla. Atualmente, a versão 25 é a mais usada no mundo. 
A partir da versão 28, o Chrome deixa de usar o WebKit como motor de renderização e passa a usar o Blink, desenvolvido pelo Google.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre: pt.wikipedia.org/wiki/Google_Chrome


Firefox

Acesse Agora: br.mozdev.org

Funcionalidades ilimitadas

O Firefox é o navegador mais personalizável que existe. Instale extensões que criam novas funções (como a integração com YouTubeFacebook ou orkut) ou adicione temas que modificam o visual do Firefox. O Firefox é tão grande ou pequeno quanto você queira.

Corretor ortográfico

Corretor ortográficoO Firefox possui um corretor ortográfico integrado. Quando você escreve um email ou mesmo um comentário em um blog, as palavras não reconhecidas são grifadas.

Firefox Sync

A função de sincronização do Firefox permite compartilhar dados entre vários Firefox desktop e Firefox para Android. É possível sincronizar abas, favoritos e extensões instaladas. Clique em Configurar Sync no botão Firefox ou menu Ferramentas.

Tela nova aba

Agora você pode selecionar entre as páginas mais acessadas ao abrir nova aba. Para voltar ao modo anterior (página vazia) basta clicar no ícone no canto superior direito.

Privacidade

Limpando dados pessoaisQuer apagar todo o histórico de páginas visitadas nas últimas horas ou apenas os cookies? Com o Firefox você apaga informações pessoais em dois cliques ou mesmo automaticamente.

Navegação em abas

AbasAbra várias páginas em uma mesma janela. Abrindo os links em segundo plano eles já estarão carregados quando você for ler.

Restauração da sessão

Restaurando sessãoAgora quando a energia elétrica for interrompida ou mesmo se o Firefox travar todas as janelas são reabertas assim que você reiniciar. Para acelerar o início do Firefox, algumas abas só serão carregadas ao serem selecionadas. Esse comportamento pode ser modificado pelas opções. Você também pode restaurar abas já fechadas através do comando Ctrl+Shift+T ou pelo menu Histórico.

Segurança

O Firefox pode memorizar suas senhas. Mas para deixá-las longe de curiosos você pode definir uma senha mestra para criptografá-las. Só quem souber a senha mestra terá acesso a todas senhas memorizadas.

Aceleração por hardware

O conteúdo da web mais rápido através do sistema gráfico que utiliza Direct2D e Direct3D no Windows e OpenGL no Mac.

Pesquisa inteligente

Campo de pesquisacampo de pesquisa fica a direita na barra de ferramentas e abre direto a página com os resultados. E o comando localizar na página acha o texto a medida que você digita.

Proteção contra sites falsos

Alerta contra fraudesUm recurso de segurança do Firefox é a proteção contra download de spyware. É uma adição a proteção já existente contra fraudes online, que são páginas que se fazem passar por instituições com o objetivo de roubar informações como senhas. O Firefox recebe da internet listas de sites suspeitos e bloqueia se um deles for visitado.

Memorizador de formulários

Ao preencher um campo em uma página, o Firefox dará sugestões baseando-se nos campos de formulários anteriores. Você terminará seus preenchimentos rapidamente!

RSS

RSSintegração RSS nos favoritos permite que você fique sabendo das atualizações e últimas notícias dos seus sites preferidos.

Downloads sem perturbação

Os arquivos recebidos são salvos automaticamente na área de trabalho, onde são fáceis de achar. Menos interrupções significam downloads mais rápidos.

Bloqueador de janelas popup

Bloqueador de janelas popupNão se perturbe mais com as incômodas janelinhas. O Firefox tem um bloqueador de janelas popup.

Instalação rápida

Com 21 MB (para Windows), você leva apenas alguns segundos para baixar o Firefox em uma conexão banda larga. E minutos em uma conexão discada. O instalador configura tudo rapidamente e copia dados como os seus favoritos do Internet Explorer ou Chrome — você instala e já começa a navegar.

Acesse Agora: br.mozdev.org


Thunderbird


Hotmail e Gmail no desktop

Com o Thunderbird você baixa ou apenas acessa seus emails do HotmailGmailYahooiGUOLOi MailiBestTerraBOL ou qualquer outro provedor com suporte aSMTP/POP3/IMAP.

Facebook Chat, Google Talk, Twitter, IRC

As novas versões possuem suporte a bate-papo. Cadastre suas contas e converse pelo Thunderbird!

A melhor de barrar spam

SpamO Thunderbird oferece a ferramenta mais efetiva de detecção de spam. Nossas ferramentas analisam seu email e identificam aqueles que provavelmente são indesejados. Você pode ter seus spans excluídos automaticamente ou pode movê-los para outra pasta, caso queira ler as mensagens.

Mensagens do seu jeito

Visualize suas mensagens do jeito que você quiser. Escolha entre três layouts para visualização de mensagens. Personalize a barra de ferramentas. Agrupe por vários critérios. Use os modos de visualização, pastas de pesquisa ou os marcadores para achar mensagens rapidamente.

Funcionalidades ilimitadas

O Thunderbird permite que você adicione novo recursos a medida que você precisar através de extensões. As extensões são ferramentas poderosas que auxiliam você a criar um cliente de email de acordo com suas necessidades.

Tags

TagSe você usa o Gmail já sabe como as tags funcionam. Você marca uma mensagem com palavras ou frases para conseguir achá-lo com mais facilidade. É possível agrupar mensagens pelas suas tags e também usá-los como parâmetros de pastas de pesquisa e modos de visualização.

Proteção contra fraudes (anti-phishing)

PhishingO Thunderbird protege você dos emails falsos conhecidos como scams ou phishing. Eles tentam enganar você para conseguir senhas e outras informações. O Thunderbird alertará quando detectar uma mensagem ou link suspeitos.

Repleto de recursos

O Thunderbird vem com suporte POP/IMAP, leitor RSS, suporte para mensagens formatadas (HTML), localizar rápido, catálogo de endereços, controles de privacidade, filtros de mensagens (regras), ferramentas de importação, pesquisa e a capacidade de gerenciar múltiplas contas de email e newsgroup.

Sólido e seguro

O Thunderbird oferece recursos necessários a empresas, tais como S/MIME, assinaturas digitais, criptografia de mensagens, suporte a certificados e dispositivos de segurança.



Amarok

Acesse Agora: amarok.kde.org



Amarok é um programa de computador voltado à organização e reprodução de áudio para o ambiente desktop KDE, compatível com sistemas operacionais Unix tais como o Linux e o FreeBSD. Haverá uma versão compatível com o Microsoft Windows em sua próxima iteração. Embora possa operar como os programas tradicionais, com pastas e listas de reprodução, o Amarok utiliza o conceito de etiquetas (ou tags), popularizado pelo programa de correio eletrônico GMail e pelo sistema de busca Spotlight, do Mac OS X.


Características[editar | editar código-fonte]

Algumas das principais características da versão 1.4 são:
  • Múltiplas listas de reprodução.
  • Indexação das coleções de música em um banco de dados: SQLiteMySQL ou PostgreSQL.
  • Integração com outras aplicações do KDE, como o gravador de CD K3b e o navegador Konqueror.
  • Possibilidade de baixar letras de música e capas de álbuns da Internet.
  • Aparência configurável através de CSS.
  • Suporte ao DCOP.
  • Integração com a loja de áudio virtual Magnatune, que se caracteriza por vender música sem DRM e por ser independente de gravadoras.
  • Suporte a dispositivos de áudio como o iPod.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre: pt.wikipedia.org/wiki/Amarok_(software)

Acesse Agora: amarok.kde.org


Gimp

Acesse Agora: www.gimpbrasil.org


O GIMP é um ótimo software, que permite fazer edições com qualidade profissional com toda liberdade de um software livre.

Mas para que ele seja isso tudo, é necessário que o que está entre o teclado e a cadeira tenha a mesma capacidade, afinal, não se pilota uma Ferrari ao máximo sem saber como trocar de marchas, não é? Por isso a GIMP Brasil trouxe essa coleção de dicas pra você sair o quanto antes do nível iniciante para o intermediário.

Preste bastante atenção em cada passo, em cada ferramenta. Elas podem parecer inúteis agora, mas no futuro será muito importante para te dar experiencia e fazer cada vez mais efeitos sem a ajuda de tutoriais.

1 ) Conhecendo o GIMP e sua interface - Saiba o que realmente é o GIMP, e o revolucionário projeto que existe por trás dele. Descubra também aonde encontrar o que na interface do programa.

2 ) Download do GIMP - Acesse o menu "downloads" acima e baixe a versão do GIMP desejada. Você pode escolher entre a versão normal do GIMP ou a sua versão portátil (portable), preparada para rodar direto de pen-drives ou outros dispositivos equivalentes.

3 ) Video-aula para iniciantes - Essas vídeos-aulas são excelentes pra aprender a função da maioria das ferramentas. Aproveite pra ir repetindo o que você vê no vídeo com o GIMP ao mesmo tempo, sabendo o que cada ferramenta faz você será capaz de fazer praticamente tudo sem tutoriais.

4 ) Tutoriais - Pratique o que você aprendeu seguindo tutoriais, se preocupe em entender o que cada passo significa pra montagem. Lembre-se que a prática leva a perfeição.

5) Acabe com as suas dúvidas - Pesquise no site, no Google ou pergunte no nosso fórum. Experimente também ver a mini apostila de dúvidas frequentes.

Tudo o que precisa pra deixar de ser iniciante está aqui, basta você fazer tudo da melhor forma possível e você poderá tirar todo o potencial desse excelente programa.

Acesse Agora: www.gimpbrasil.org



Linux Mint

Acesse Agora: www.linuxmint.com.br



Sobre o Linux Mint Brasil

O Linux Mint Brasil é um projeto formado por usuários brasileiros do Linux Mint, que tem como principal objetivo divulgar e tornar o Linux Mint mais próximo e acessível para os brasileiros.
Para isso estaremos disponibilizando conteúdo atualizado, tirando dúvidas, trocando idéias, traduzindo e criando documentos em nosso idioma.

Objetivos

    Objetivos gerais

  • Promover o Linux Mint no Brasil
  • Oferecer suporte ao Linux Mint
  • Favorecer a divulgação, o intercâmbio e a produção de informações sobre o Linux Mint entre seus usuários
  • Objetivos específicos

    Incentivar e realizar atividades para oferecer formas de participação aos usuários do Linux Mint, de forma a:
  • Aprimorar e consolidar a documentação do Linux Mint na Língua Portuguesa
  • Disponibilizar a tradução da versão mais recente do Linux Mint
  • Divulgar, discutir e aperfeiçoar as funcionalidades do Linux Mint
  • Divulgar contribuições relevantes de usuários do Linux Mint nos quesitos design, desenvolvimento, funcionalidade
  • Promover a interação de usuários do Linux Mint em um ambiente de paz, amor e camaradagem.

Linux Mint

O Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa. Possui duas versões: uma baseada em Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios) e outra versão baseada em Debian.
Apesar disso, o Mint diferencia-se deles por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que em ambos os sistemas são feitas através do modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas (o MintMenu), similar ao menu do KDE, ou o menu "Iniciar" do Windows. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box", isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite. A concepção da interface de usuário é um pouco diferente, incluindo:
  • Uma interface de usuário distinta e semi-independente, incluindo um melhorado do gerenciador de boot, layout do desktop, temas de gráficos, e menu exclusivo;
  • Um forte foco em plena funcionalidade (por exemplo: drivers de WiFi incluídos, plugins completos para reproduzir formatos de mídia, resolução de tela automaticamente definido, etc. O Mint também inclui o Adobe Flash Player para que os utilizadores possam ver sites como YouTube sem ter que instalar qualquer outra coisa;
  • As ferramentas do Linux Mint correspondem a uma coleção de utilitários de sistema cuja finalidade é tornar o sistema de gestão e administração mais fácil para usuários finais.

História

O Linux Mint surgiu em 2006 com o lançamento da versão beta chamada "Ada". O projeto não foi muito conhecido e divulgado nesta época, desta forma o desenvolvimento desta versão nunca chegou a versão estável.
Com o lançamento da versão 2.0 (codinome "Barbara") que ocorreu alguns meses depois, a distribuição atraiu a atenção de muitas pessoas dentro da comunidade Linux e começou a conquistar seu espaço. Utilizando o "feedback" dos membros de sua recém-criada comunidade, a distribuição liberou um rápida sucessão de lançamentos entre 2006 e 2008. Foram 5 versões neste período: 2.1 "Bea", 2.2 "Bianca", 3.0 "Cassandra", 3.1 "Celena" a 4.0 "Daryna".
A versão 2.0 "Barbara" era baseada no Ubuntu 6.10, utilizando, portanto, seus repositórios e seu código base. A partir daí, o Linux Mint seguiu sua própria base de código, construindo cada versão a partir da anterior, porém mantendo a utilização dos repositórios da versão mais recente do Ubuntu (apesar de nunca ter se tornado um fork). Isto resultou na manutenção da base entre os dois sistema operacionais de forma praticamente idêntica, o que garantiu uma grande compatibilidade entre eles.
Em 2008 o Linux Mint adotou o mesmo ciclo de lançamentos do Ubuntu, abandonando seu número de versão secundária antes de liberar a versão 5 "Elyssa". Neste mesmo ano, num esforço de aumentar a compatibilidade entre os dois sistemas operacionais, o Linux Mint abandonou seu código base, modificando a forma com que contruía suas versões. Começando com a versão 6 "Felicia", cada nova versão era agora completamente baseada na última versão lançada do Ubuntu, construída diretamente a partir dele e sendo lançada cerca de um mês após a versão correspondente do Ubuntu (ou seja, geralmente em maio e novembro).
Em 2010 foi lançada a versão Linux Mint Debian Edition. Ao contrário das outras versões baseadas no Ubuntu, esta versão é baseada diretamente no Debian, não estando, portanto, vinculada aos pacotes do Ubuntu ou sua agenda de lançamento.
Os lançamentos das versões do Linux Mint baseadas no Ubuntu ocorrem pouco depois do lançamento das versões equivalentes do Ubuntu, e utiliza uma numeração sem casas decimais (p. ex.: "Linux Mint 8", em comparação com "Ubuntu 9.10"). Os nomes-código são sempre nomes de mulheres que terminam com a letra "A". A versão atual, baseada no Ubuntu 12.04 (Precise Pangolin) recebeu o codinome de "Maya". Já a versão baseada no Debian é rolling release, e o DVD de instalação sempre inclui os pacotes mais recentes.
Em relação ao Ubuntu, o Linux Mint tem outro sistema de atualização. Em vez de usar a atualização incremental - ou seja, instalar a nova distribuição modificando automaticamente os repositórios e substituindo os pacotes antigos pelos pacotes novos, o Linux Mint encoraja o usuário a fazer uma instalação "limpa", gravando um novo CD/DVD e reinstalando todo o sistema. Para isso, disponibiliza uma ferramenta de backup, que grava a lista de repositórios e pacotes baixados e os arquivos da pasta pessoal, desta forma poupando tempo do usuário.
Edições
O Linux Mint tem várias versões baseadas no Ubuntu, disponíveis em diferentes ambientes de trabalho. Além delas, a distro também possui uma versão baseada no Debian.
Abaixo vocês conferem as diferentes edições da distro:
  • Main Edition: Edição baseada no Ubuntu que permite aos usuários escolher entre o Cinnamon e MATE como ambiente de trabalho padrão. Além deles, a equipe de desenvolvimento da distro também desenvolve edições com os ambientes KDE Plasma e Xfce por padrão;
  • OEM: Edição da distro com foco nos distribuidores e fabricantes de PCs;
  • No codecs: Também temos a versão "No codecs", anteriormente conhecida como "Universal Edition". Seu foco está nas companhias e distribuidores dos EUA, Japão e demais países onde patentes sobre softwares exijam a aceitação de licenças de terceiros. Apesar disso, codecs multimídea podem ser instalados a qualquer momento, através de um link na tela de Boas-vindas (Welcome screen);
  • Linux Mint Debian Edition (LMDE): A versão baseada em Debian, oficialmente batizada "Linux Mint Debian Edition" (LMDE), utiliza os repositórios Debian e dos próprios mantenedores do Linux Mint. Considerando os codecs e plugins automaticamente instalados, determinadas aplicações específicas e temas visuais para o sistema, o LMDE é uma instalação Linux sem maiores modificações de um sistema Debian.
                                            Acesse Agora: www.linuxmint.com.br




segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Fedora

Acesse Agora: fedoraproject.org/pt




O QUE É O FEDORA?


O Fedora é um sistema operativo que tem por base o Linux, uma colecção de software que faz com que 
o seu computador trabalhe. Pode utilizar o Fedora em conjunto com, ou em vez de, outro sistema operativo
 como o Microsoft Windows™ ou o Mac OS X™. O sistema operativo Fedora é completamente livre de custos 
para poder usufruir e partilhar.
Projecto Fedora é o nome de uma comunidade mundial de pessoas que amam, usam e constroem 
software livre. Queremos liderar na criação e divulgação de código e conteúdos livres e abertos trabalhando 
em conjunto como uma comunidade. O Fedora é patrocinado pela Red Hat, o fornecedor de tecnologia 
de código aberto de maior confiança a escala mundial. A Red Hat investe no Fedora para encorajar a 
colaboração e promover novas tecnologias com software livre.

O QUE TORNA O FEDORA DIFERENTE?


Nós acreditamos no valor do software livre e lutamos para proteger e promover soluções que 
qualquer um pode utilizar e redistribuir. O sistema operativo Fedora não só é feito de software livre, 
como também utilizamos software livre exclusivamente para o fornecer a si. Este sítio web, na realidade, 
é feito com software livre e serve milhões de pessoas todos os meses.
Nós também acreditamos no poder da colaboração. Os nossos programadores trabalham com equipas 
de projectos de software livre em redor do mundo, aos quais chamamos "upstream" (a montante). 
Eles criam muito do software encontrado no Fedora. Nós colaboramos de perto com eles de modo 
que todos possam beneficiar do nosso trabalho e tenham acesso a melhoramentos o mais rápido 
possível. Ao trabalharmos de forma concertada com as equipas destes projectos, podemos assegurar 
que o software livre funciona melhor em conjunto e que proporciona uma melhor experiência 
aos utilizadores. Também podemos incluir melhorias rapidamente, o que contribui não só para os 
utilizadores, mas também para os projectos a montante.
Nós também acreditamos em dar a outros a capacidade de seguirem a sua própria visão do que deve 
ser um sistema operativo livre. Qualquer pessoa pode pegar no Fedora e alterá-lo, criando um novo 
produto com um novo nome. Nós até fornecemos as ferramentas no próprio Fedora. Aliás, o Fedora 
de Conteúdos da Creative Commons.

QUAIS SÃO OS VALORES DE FUNDO DO FEDORA?


Os quatro pilares da liberdade, funcionalidades, amigos e o primeiro são os valores de fundo da 
comunidade Fedora. Leia mais sobre eles abaixo.
freedom

Liberdade


Nós acreditamos que devemos utilizar e distribuir o software e conteúdo que promovemos para cumprir nossa missão de fazer avançar o software livre. Nós fornecemos alternativas livres ao código e conteúdo proprietário para tornar o Fedora totalmente livre e redistribuível para todos. Desta forma, qualquer um pode utilizar qualquer do nosso trabalho para os seus próprios fins, sem aborrecimentos legais, para fazer espalhar ainda mais o software livre.
features

Funcionalidades


Nós acreditamos que o trabalho árduo de criar novos recursos tecnológicos torna o software livre mais poderoso, flexível e útil para milhões de pessoas. Nós não nos importamos de fazer tremer o status quo, quando isso significa que podemos mais eficazmente fazer avançar o software livre. E fazemos isso por meio da colaboração directa com as muitas comunidades de software cujo trabalho é distribuído pelo Fedora. Desta forma todos beneficiam, independentemente de utilizarem Fedora ou não.

firstO Primeiro

Nós acreditamos no poder da inovação e exibimos os novos trabalhos nos nossos lançamentos. Uma vez que lançamos duas vezes por ano, não tem de esperar muito tempo para ver o software mais recente. Embora existam outros produtos Linux derivados do Fedora que pode utilizar para estabilidade a longo prazo, nós iremos manter o Fedora a avançar para que possa ver o futuro primeiro.

friendsAmigos

Nós acreditamos que o sucesso vem de uma comunidade forte, composta de pessoas de todo o mundo, trabalhando em conjunto. Há um lugar no Fedora para qualquer pessoa que acredite nos nossos valores e queira ajudar. Ao colaborarmos uns com os outros de forma aberta e transparente e com uma parceria forte e solidária dos nossos patrocinadores, podemos conseguir grandes coisas.

QUER SABER MAIS?


Há muito mais no Fedora do que um grande sistema operativo. O Fedora é também uma maravilhosa 
comunidade de pessoas que trabalham juntas para melhorar o software livre. Existem até maneiras de ajudar
se quiser. Se quiser aprender mais, consulte alguns dos seguintes recursos cheios de informações sobre o
projecto Fedora, o sistema operativo Fedora e as pessoas que tornam o Fedora possível.

                                                           Acesse Agora: fedoraproject.org