quinta-feira, 24 de abril de 2014

Lei do Marco Civil da Internet é Aprovada no Brasil

Acesse agora: www.revista.espiritolivre.org

Lei do Marco Civil da Internet é uma grande vitória para os brasileiros, considera CGI.br

POSTED BY ADMIN ON ABRIL - 24 - 2014
Marco_Civil_da_Internet
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), organismo multissetorial responsável por integrar as iniciativas de uso e desenvolvimento da Internet no País, considera a lei do Marco Civil da Internet uma grande vitória para os brasileiros. Para a entidade, esse é um momento histórico, pois, através de um processo aberto e colaborativo inédito, os brasileiros puderam opinar e, hoje, possuem um marco civil que protege e define a Internet e seus usuários.
Aprovada no Senado na noite da última terça-feira (22) e sancionada pela presidente Dilma na manhã desta quarta (23), durante o NETmundial – Encontro Multissetorial sobre o Futuro da Governança da Internet –, a lei será publicada no Diário Oficial e terá um período de 45 dias para entrar em vigor.
A consolidação de direitos e deveres é fundamental para promover a transparência e confiança no uso integral da Internet. O texto do Marco Civil é historicamente originário do decálogo de princípios proposto pelo CGI.br em 2009 (http://www.cgi.br/regulamentacao/resolucao2009-003.htm) e, hoje, visto internacionalmente como uma referência para a Internet.
“O Marco Civil demonstra a viabilidade e sucesso das discussões abertas, multissetoriais e a utilização inovadora da Internet. É um exemplo de que o desenvolvimento da Internet é uma experiência inovadora porque no processo de elaboração do Marco Civil ecoaram vozes das ruas, das redes e das instituições. O Brasil defende que a Internet seja multissetorial, multilateral, democrática e transparente”, destaca a Presidente Dilma Rousseff, em discurso no NETmundial, logo após sancionar a lei.
Com a aprovação da lei do Marco Civil, o Brasil reforça sua posição privilegiada entre os líderes mundiais no debate sobre o futuro da governança da Internet, principalmente, pelo fato disso ter acontecido durante o NETmundial, evento que acontece nesta quarta (23) e quinta-feira (24), em São Paulo, e reúne entidades internacionais de diversos setores envolvidos com a governança da Internet.
O CGI.br acompanhou desde o início o processo que levou à aprovação do Marco Civil e se esforçou para garantir que princípios fundamentais continuassem no texto para que o futuro da Internet permaneça baseado em um uso livre e aberto:
Liberdade, privacidade e direitos humanos
O uso da Internet deve guiar-se pelos princípios de liberdade de expressão, de privacidade do indivíduo e de respeito aos direitos humanos, reconhecendo-os como fundamentais para a preservação de uma sociedade justa e democrática.
Neutralidade da rede

Filtragem ou privilégios de tráfego de dados devem respeitar apenas critérios técnicos e éticos, não sendo admissíveis motivos políticos, comerciais, religiosos, culturais, ou qualquer outra forma de discriminação ou favorecimento.
Inimputabilidade da rede

O combate a ilícitos na rede deve ser dirigido aos responsáveis finais e não aos meios de acesso e transporte, sempre preservando os princípios maiores de defesa da liberdade, da privacidade e do respeito aos direitos humanos.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Com informações da Assessoria do CGI.br.

sábado, 19 de abril de 2014

Lançado o Ubuntu 14.04 Trusty Tahr. Faça Download!

Acesse Agora: www.techtudo.com.br

Faça agora download do Ubuntu 14.04
O Ubuntu 14.04 é uma das ver­sões do Ubuntu mais es­pe­radas. Esta é uma versão LTS, o que sig­ni­fica que terá um su­porte pro­lon­gado, sig­ni­fica que ha­verá 5 anos de atu­a­li­za­ções de pro­gramas e pa­cotes de se­gu­rança. Jun­ta­mente com esse facto, es­pera-se uma in­te­gração ainda maior com o Ubuntu Touch, o sis­tema para smartphones que tem evo­luído cada vez mais.
Ubuntu 14.04 Trusty Tahr traz um kernel muito atual, traz o GTK 3.10 que traz por­me­nores vi­suais muito in­te­res­santes e traz um con­junto de ou­tras no­vi­dades vi­suais e fun­ci­o­nais que cer­ta­mente lhe agra­darão. Não es­pere mais se está em dú­vida para atu­a­lizar o seu Ubuntu e se tiver medo, con­si­dere antes fazer uma cópia de se­gu­rança do seu sis­tema.

Qual versão do Ubuntu que devo trans­ferir? 32­Bits ou 64­Bits?

Muitos uti­li­za­dores con­tactam os re­da­tores do Ubun­tued a per­guntar qual a es­ta­bi­li­dade da versão 64­Bits que ou­trora não era re­co­men­dada. Na ver­dade an­ti­ga­mente efe­ti­va­mente era pre­fe­rível es­co­lher uma versão 32­bits pois muitos pro­gramas e dri­vers (~kernel) não es­tavam 100% prontos para tra­ba­lhar em ar­qui­te­turas 64­bits.
En­tre­tanto muito mudou e, sem dú­vida, se você tem um sis­tema de 64­bits nós re­co­men­damos que uti­lize a versão 64 bits do Ubuntu! As van­ta­gens são claras: você fica com um sis­tema que vai usar o má­ximo do seu com­pu­tador.

Faça down­load agora do Ubuntu 14.04!

Links di­retos para fazer down­load do Ubuntu 14.04

Você tem vá­rias ma­neiras de fazer down­load do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr. A ma­neira mais comum é através do link di­reto. Existe duas ver­sões prin­ci­pais do Ubuntu 13.10 que você po­derá fazer down­load con­forme a ar­qui­te­tura do seu com­pu­tador:
De­pois de fazer down­load do Ubuntu 14.04, convém fazer o teste md5 que irá dizer se o fi­cheiro que fez down­load ficou 100% gra­vado ou se ficou cor­rom­pido (por vezes acon­tece de ser mal trans­fe­rido). Para fazer o teste md5, você tem duas hi­pó­teses con­forme você es­teja no Win­dows ou no Ubuntu.
Caso você es­teja no Win­dows, ins­tale e uti­lize o MD5 Checker. No caso de você estar no Ubuntu, não pre­cisa de ins­talar nada, apenas pre­cisa de abrir o ter­minal e exe­cutar o co­mando se­guinte na pasta do fi­cheiro trans­fe­rido:
  • Para Ubuntu 14.04 versão 32 bits
md5sum ubuntu-14.​04-desktop-i386.​iso
  • Para Ubuntu 14.04 versão 64 bits
md5sum ubuntu-14.​04-desktop-amd64.​iso
No final, quando fizer esse teste, irá dar um valor md5 que você de­verá con­firmar através da ta­bela se­guinte. Caso os va­lores sejam os mesmos, então o fi­cheiro foi trans­fe­rido com su­cesso. Caso tenha va­lores di­fe­rentes, o me­lhor é você voltar a fazer down­load pois tem o fi­cheiro cor­rom­pido. Segue então os va­lores md5 para as duas ima­gens do Ubuntu:
Nome do Fi­cheiroMD5
ubuntu-14.​04-desktop-i386.​iso
c4d4d037d7d0a05e8f526d18aa25fb5e
ubuntu-14.​04-desktop-amd64.​iso
dccff28314d9ae4ed262cfc6f35e5153

Links tor­rent do Ubuntu 14.04

Muita gente pre­fere fazer down­load do Ubuntu 14.04 via tor­rent por dois mo­tivos: é ga­ran­tido que o fi­cheiro trans­fe­rido está 100% cor­reto e por­tanto não pre­cisa de fazer o teste md5; e você não con­ges­tiona os ser­vi­dores do Ubuntu.
Assim, se pre­ferir fazer down­load via tor­rent, clique num dos links se­guinte para fazer down­load do Ubuntu 13.10, con­forme a ar­qui­te­tura do seu com­pu­tador:

Links zSync do Ubuntu 14.04

zsync logoNa opi­nião da equipa do Ubun­tued, a me­lhor ma­neira de fazer down­load do Ubuntu é uti­li­zando uma fer­ra­menta cha­mada zSync. Esta fer­ra­menta faz down­load di­reto do Ubuntu e ainda ga­rante que o fi­cheiro foi cor­re­ta­mente trans­fe­rido, fa­zendo com que você não pre­cise de con­firmar o MD5. Caso você pre­fira uti­lizar o zSync, antes de mais veja o ar­tigo do link se­guinte que o dá a co­nhecer, ex­pli­cando como ins­talar e como o uti­lizar:
De­pois de ter o zSync ins­ta­lado, você apenas pre­cisa de exe­cutar o co­mando se­guinte para fazer down­load do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr:
  • Para Ubuntu 14.04 de 32­bits:
zsync http://​releases.​ubuntu.​com/​trusty/​ubuntu-14.​04-desktop-i386.​iso.​zsync
  • Para Ubuntu 14.04 de 64­bits:
zsync http://​releases.​ubuntu.​com/​trusty/​ubuntu-14.​04-desktop-amd64.​iso.​zsync
Acesse Agora: www.techtudo.com.br

Tecnologia para WiFi de 10 Giga será lançada em 2015

wifi

A velocidade do WiFi poderá em breve ultrapassar a atual velocidade — oferecida para consumo comum — de conexão com fio, de acordo com a fabricante Quantenna Communications. A empresa revelou esta semana planos para lançar em 2015 um novo chipset que poderá teoricamente alcançar até 10 Gigabits por segundo, quase oito vezes mais rápido que a velocidade oferecida pela atual padrão rede sem fio 802.11ac.