sábado, 19 de março de 2016

Por que eu deveria usar Linux?



Você então que lê este blog, vê dicas usando Terminal, vê coisas sobre os mais variados assuntos e ainda se pergunta: O que é que tem de bom no Linux? O que é que me faria querer usar este sistema? Afinal, este não é um sistema só para nerds?

Bom, vamos então quebrar alguns mitos, vamos alfinetar os concorrentes e, ainda mais, vamos promover o uso do Linux…

1 – Windows 8

w8
Bom, sei que muita gente vai me encher o saco, me xingar, dizer que estou errado, mas eu sei que tem gente que também vai concordar com uma opinião minha, assim como vi milhares de pessoas comentando sobre o novo sistema da Microsoft, Windows 8.
Mas, peraí, como é que o Windows 8 é um motivo pra eu usar Linux?
Meus caros amigos Padawans, eu lhes respondo com simplicidade: o Windows 8 pode não ser o sistema para você. É uma das mudanças mais radicais da Microsoft e, para ser sincero, eu detestei e este foi um dos motivos que me motivou cada vez mais a usar Linux! Sim, eu usei Windows 8 algumas vezes, a interface nova é meio confusa, colorida demais e… FEIA. Sim, é muito feia, ridícula, mesmo personalizando eu detesto as cores do Windows 8, eu detesto aquele circo!  Mesmo que tenha o Desktop padrão, o que a Microsoft fez com o design do Windows mesmo no Desktop destruiu toda a experiência. Não, definitivamente o Windows 8 não é o sistema para mim e para muita gente também, acredito eu.
Muitas notícias se contradizem na internet, dizendo: “Windows 8 é um sucesso em vendas em um mês”… Outras dizem: “Windows 8 vende menos que Windows 7 em um mês”…
A indefinição em um padrão de notícias, a Microsoft falando que o novo Windows é um sucesso, a mídia tentando descordar, tudo aponta que o Windows 8 está mesmo se enterrando, indo pro buraco. E eu não consigo imaginar alguém que trabalha em um escritório utilizando o Windows 8 com aquela tela do Metro todo colorida, tentando trabalhar e o Windows 8 em seu caminho… Além do mais, ele não vai trabalhar usando a piada do Surface, o aparelho tablet/netbook da Microsoft, ou vai?
Aí você fala: mas então eu simplesmente vou ficar com meu Windows 7/Windows XP se for assim.
Bem, a Microsoft está fazendo de tudo para que todos migrem para o Windows 8, queiram elas ou não! Ela não quer saber se o Windows 8 é ruim ou não, eles estão meio que desesperados por isso… As próximas versões do DirectX, pelo o que falam todas as notícias, serão lançadas apenas para o Windows 8. E em pouco tempo eles querem enterrar o Windows 7…
Não me parece uma escolha muito certa da gigante monopolista, mas se você quiser liberdade, escolher o que usar sem se preocupar, use Linux que vai ter a interface perfeita pra você. O Linux tem milhares de Interfaces Gráficas e você pode escolher a que quiser. Muitas distribuições lançam versões especiais com uma interface gráfica específica, mas você ainda pode instalar outra interface se quiser, ninguém te obriga a usar nada! Se quiser informações sobre o que é Interface Gráfica, ou o que é distribuição, eu deixo links nas perguntas para saciar suas dúvidas, jovens Padawans!

2 – O novo alvo

alvo2
Alvo? Mas alvo de quê?
Há alguns meses, diversas emp
resas anunciaram que Linux seriam o seu novo alvo, que lançariam diversos softwares para a plataforma. O nome dessas empresas? Bom, só as mais famosas empresas de games do mundo: Electronic Arts (popularmente conhecida como EA) e a não muito conhecida no Brasil Valve. Bom, a Valve nem é tão conhecida no Brasil só por falar o nome dela. Mas se dissermos que ela é dona das franquias Counter StrikeHalf-Life,PortalLeft 4 Dead Team Fortress, acho que algumas pessoas não precisam de mais apresentações não é?
A Valve, em parceria com a Canonical, está trabalhando em uma versão para Linux (Ubuntu mais precisamente) de uma das mais conhecidas e aclamadas lojas de games online do mundo, a STEAM, que já está em fase BETApara mais de 10.000 gamers em todo o mundo. A conversão do Left 4 Dead 2 para Linux também está meio caminho andado, e talvez ano que vem a Steam para Linux seja lançada e as empresas que compõem a Steam resolvam fazer jogos para a nova plataforma…
Além disso, a Valve está trabalhando com a Intel, NVIDIA e AMD, famosas fabricantes de placas gráficas, para trabalhar em drivers mais aprimorados para Linux. Com os melhoramentos nos drivers chegando, a performance dos games na plataforma vai ser impressionante! Os desenvolvedores já disseram que o Left 4 Dead 2 em fase de testes rodou mais rápido do que no Windows 7, já com os drivers em desenvolvimento!
E aí? Vai continuar pensando no Windows 8, cujo Gabe Newell, o presidente da Valve, declarou ser uma catástrofe para o mercado? Cuja a gigante dos games, a famosaBlizzard (dona de franquias como DiabloWorld Of Warcraft), concordou com Gabe com um simples Não é animador para a Blizzard também, referindo-se, claro, ao sistema da Microsoft.
E, ainda tratando do assunto Windows 8, se você gosta de Minecraft, o criador do jogo,Markus Persson, conhecido como Notch no mundo virtual, comentou sobre o assunto, dizendo que se recusa a fazer uma versão do jogo para o Windows 8, e mandou um recado para a gigante monopolista dizendo para eles pararem de estragar o PC como uma plataforma livre.
Lembre-se também de que o Windows 7 vai morrer em pouco tempo… Windows XP perderá o suporte… e Windows 8 será sua única (ou não) alternativa…….. Qual vai ser? Um Mac OS X? Pense um pouco. Apesar de o Mac ser bem suportado pelas empresas, por jogos e tudo, será mesmo que seu preço vale tudo o que ele faz?
Sim, o Mac OS é um grande sistema operacional, muito diferente do Windows, e, em alguns pontos, similar ao Linux (utiliza base *NIX, tem base em um Kernel BSDconhecido como Darwin). Entretanto, o Mac OS X é desenvolvido para se comportar melhor em Macbooks, iMacs e qualquer outro produto da Apple que suporte o sistema. A venda casada software-hardware protege o Mac OS X contra drivers indesejados e diversos malwares, além de facilitar o trabalho da Apple no suporte ao produto, mas também prejudica o consumidor, que é obrigado a pagar um preço muito alto por um produto que o único diferencial seria o design e sistema.
O design de um Macbook é lindo, possui diversas funcionalidades…. Mas ele é muito caro se comparado a um computador que, com as mesmas especificações, sairia tão mais barato. Será que vale a pena?

3 – Liberdade!

sonho-de-liberdade
Vamos começar por algo muito simples…. Quais são suas liberdades no Windows? Ou melhor… No Windows 8?
Ah, eu posso mudar a cor do meu plano de fundo… Eu posso mudar o tema do Metro… Posso mudar o papel de parede do meu Desktop e as cores das janelas!!
Tá, e sobre suas outras liberdades… O que é que você tem direito a fazer no Windows que te faça livre?
Eu posso navegar na internet, posso jogar jogos…
Ok… E se eu te disser que você pode fazer tudo isso e mais um tanto só usando Linux?
Jovens Padawans, não se iludam com a prisão que é o Windows. Você não tem liberdade nenhuma de jogar o Metro fora do Windows 8 (ah, como seria bom), você não pode… É assim que o sistema funciona e você não pode mudar isso… Muitos aplicativos se atrelam ao Metro… O bom e velho Desktop está morrendo no sistema da Microsoft.
Veja também para o Mac OS X, que inclui funcionalidades que imitam o iOS, o sistema operacional do iPhone, iPad, iPod.
E você, jovem usuário de PCs, que está tão acostumado a um padrão e não quer ver isso mudar, mas é obrigado por duas empresas a fazer o que elas mandam… Onde está sua liberdade agora?
E o Windows 7 e Windows XP também não escapam das críticas….
Quantas vezes você foi OBRIGADO a reiniciar seu computador por conta de um Windows Update?
Quantas vezes você teve de FORMATAR sua máquina por conta de vírus, trojans, spywares, whatever?
Quantas vezes você teve a vontade de jogar o computador no chão porque ele travou e não se comporta como era esperado?
Quantas vezes você já viu seu Windows ficar cada vez mais lerdo?
Quantas vezes você já viu como você está amarrado a um sistema tão instável?
Desde que o Linux nasceu, um de seus principais ideais era uma palavra tão bonita:LIBERDADE. O Linux nasceu em meados da década de 90 pelo estudante finlandês Linus Torvalds. Linus criou o Linux como uma forma de estudo, um hobby, e quando começou a dar certo, ele pediu ajuda a uma COMUNIDADE, outra palavra que também define o sistema. A comunidade o ajudou no desenvolvimento do sistema, e o sistema foi distribuído gratuitamente, o código aberto para qualquer um que quisesse estudá-lo, usá-lo ou até mesmo modificá-lo. Você tem essa liberdade.
Desde então o Linux vem sendo usado por empresas de renome no mundo todo por conta de sua tremenda estabilidade, versatilidade e… Liberdade.
Liberdade não se trata apenas de um custo baixo, não apenas de ser código aberto. É simplesmente liberdade. Você não está limitado a nada quando usa Linux. Não há uma empresa que visa lucro por trás da criação do Linux. A Linux Foundation é uma organização sem fins lucrativos e cuida do desenvolvimento do Kernel do sistema.
Claro, nós temos a Canonical, que cuida do Ubuntu, e visa ganhar algum dinheiro em cima disso, mas mesmo assim… O Ubuntu também tem seus princípios de liberdade eTODAS as suas versões são livres e podem ser baixadas gratuitamente na internet.
Red Hat sim pode visar algum lucro em cima da sua versão empresarial de Linux, que é paga. No entanto, há uma variação dessa versão conhecida como Fedora, suportada pela própria Red Hat, e todas as versões do Fedora podem ser baixadas gratuitamente online, e você pode usá-la como desejar.
Além de que você pode modificar o código se souber mexer com isso, você também tem a liberdade de mudar sua interface. Você não está atrelado a uma interface que não gosta! Você pode facilmente instalar outra que prefira, que ache mais bonita. Você pode usar GNOME, Unity, KDE, XFCE, LXDE você é quem escolhe, mais ninguém! Essas interfaces te permitem fazer ainda mais do que só mudar uma cor aqui e ali do seu Windows. Elas tem algumas limitações, claro, mas são, de longe, muito mais abertas a mudanças do que o Windows ou Mac OS X.
Há rumores de que, mesmo após o lançamento do Windows 8, a Microsoft planeja um Windows 9, que seria apenas um Windows 8 “melhorado”…. E seria para o ano que vem….
E, mesmo assim, você teria que pagar pelo sistema…. mais uma vez…
Eles querem te fazer de trouxa, querem seu dinheiro a qualquer custo. Lançando versões-relâmpago assim…
Maaaaaas…. OOOpa! Agora você se contradiz! O Ubuntu e Fedora lançam versões a cada seis meses! E aí? O que me diz disso?
Sim, é verdade, eles lançam uma versão a cada seis meses. Mas eles não cobram. Eles não te fazem de trouxa e não te obrigam a fazer atualizações indesejadas e nem reiniciam seu computador sem que você queira para completar uma simples atualização. Eles pedem sua permissão, eles não te obrigam. E se você não quiser usar a versão que eles te propõem, não use. Simples assim. Mesmo que algumas versões percam suporte oficial, há versões com suporte estendido no Ubuntu, por exemplo.
Sim, alguns programas podem perder as atualizações no repositório, mas nem sempre é algo terrível.
Nesse quesito você tem Liberdade… E o que é que você quer? Ficar preso ao padrão de um sistema ou ter liberdade no mesmo?
Quer mais motivos para usar Linux? http://whylinuxisbetter.net/index_br.php?lang=br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ou informe link quebrado...