Iluminação em LED é a alternativa mais eficiente e econômica em relação ao meio ambiente
Da Assessoria
Em tempos de crise energética e hídrica, a consciência ambiental se faz ainda necessária dentro de casa e das empresas. O mercado já disponibiliza de tecnologias que geram economia de energia e água. Uma das alternativas é o uso de lâmpadas de LED, que gera mais luminosidade, maior vida útil e tem um descarte menos poluente na natureza.
Um exemplo de empresa que vem implantando a iluminação LED em suas lojas é a Flávio’s. Duas unidades, uma na Capital e outra no interior, já receberam as lâmpadas sustentáveis. Em Rio Verde, com a implantação da nova tecnologia, a execução ficou 17.5% mais em conta, se comparado ao projeto luminotécnico convencional.
“Foi uma grande surpresa, pois geralmente o custo desta tecnologia é maior. Mas conseguimos este resultado graças ao projeto inteligente e à expertise do profissional que nos atendeu”, informa Márcia Lúcia da Silva, gerente de processos da Flávio’s. Com as mudanças, a economia já está acontecendo. “Em Goiânia, a economia na conta de energia tem sido de 20%”, complementa Márcia.
Conforme o superintendente Wesley Barbosa, a meta da rede é trocar, em 2015, todas as lâmpadas fluorescentes das 22 lojas por lâmpadas de LED. Para lidar com situações emergenciais, foram adquiridos dois geradores móveis para deslocarmos entre as lojas caso falte energia.
A lâmpada convencional, a incandescente, gera apenas 10% de luminosidade, os outros 90% são perdidos na forma de calor. A evolução delas foi às lâmpadas fluorescentes. Elas são 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que as incandescentes, contudo, tem metais pesados em sua composição, o mercúrio, o que compromete o seu descarte, é o que aponta a Organização Akatu.
Nesse cenário, o LED surgiu como a melhor alternativa. Segundo a Universidade de Campinas, a vida útil da lâmpada de LED é de 50.000 horas, ao passo que as lâmpadas fluorescentes duram no máximo 7.000 horas e a incandescente, 1.000. Além disso, outro benefício da lâmpada de LED é que ela é facilmente descartada, pois não contém metais pesados, ou seja, não agride ao meio ambiente.
Além da economia de energia, as lâmpadas de LED deixam o ambiente ainda mais bonito, porque é uma iluminação mais clara. Outro benefício é que ela é uma lâmpada fria, ou seja, não esquenta o ambiente. Com isto, explica Márcia, ela gera menor perda de sapatos em exposição. “Por causa da iluminação convencional, somente no ano passado foram perdidos 2.000 pares, em toda a rede. Com a iluminação de LED, não temos este tipo de perda. Não temos mais o pé-queimado”, explica Márcia.
Na empresa ou na residência
Em razão de todas as suas vantagens, a iluminação de LED vem se tornando uma tendência tanto para empresas quanto para as residências. Para a arquiteta Juliana Sabbatini, do escritório Sabbatini Interiores, a tecnologia é o que existe de mais moderno em termos de iluminação e os ganhos podem ser muito otimi zados com um bom projeto.
“Elas se tornaram a melhor opção para quem quer qualidade e economia de energia. Oferece maior durabilidade que outros tipos de lâmpada. Tem acendimento instantâneo e são altamente resistentes a poeira e umidade”, explica.
As lâmpadas de LED podem ser usadas em qualquer ambiente, tanto em áreas internas quanto externas. Para isso, existem luminárias e lâmpadas específicas para cada tipo de ambiente. Seja para clarear todo o ambiente, seja para dar ênfase em algum objeto, elas são eficientes. Outra vantagem, lembra Juliana, é que ela não agride os objetos, justamente porque não esquenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui ou informe link quebrado...